quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Disciplina: Suportes Cênicos

'A arte dos suportes cênicos é a arte que está diretamente ligada à materialização das idéias, à técnica do teatro,ao ofício teatral'.

"Os suportes cênicos, ou seja, os elementos visuais, estéticos e técnicos de uma produção teatral, são tão importantes quanto os autores, diretores e atores. Juntos eles podem criar esta delicada e ilusória realidade chamada teatro.

Uma grande obra não acontece do nada; ela é produto de um trabalho de equipe, uma impresindível organização, talento e muita dedicação.

Partir de um texto escrito para a produção teatral, requer atitude corajosa perante os incontáveis desafios que surgem nesse processo. Certamente, uma metodologia de criação e produção é necessária para a concretização deste percurso.

Convido vocês para entrarem comigo neste universo dos bastidores, ou "backstage".

Projeto individual de máscaras


Projeto individual de máscaras

Projeto individual de máscaras (relatório final)





Após todas as leituras e a primeira oficina, iniciamos tarefas individuais de montagem de máscaras, e foi apresentado o texto da peça Tabarim guarda de honra, aonde realizamos uma tarefa de ler o texto, sobre as diversas formas de máscaras, sobre máscaras zoomórficas e seu uso nas comédias. Escolhi um personagem da peça para confeccionar uma máscara zoomórfica. O personagem escolhido foi Isabela, e associei-a a uma gatinha, porque ela é bonita charmosa manhosa e cobiçada e também como o gato adora a liberdade e como diz o ditado antigo é sonsa “dá uma unhada e esconde a outra”. Então procurei uma foto na internet de uma gatinha branca, desenhei com pincel em um papel o rosto da gata e depois fotografei pra ser postada, e segundo momento com uma foto minha e fiz uma montagem com a máscara de gato no meu próprio rosto.
Concluindo essa etapa das tarefas, fomos para oficina de modelamemto e empapelamentoo de máscaras, aonde em grupo fizemos a escolha das palhetas de cores, e o animal e personagem de cada membro do grupo e como são quatro personagens e somos cinco, houve repetição de personagem e conseqüentemente do mesmo animal, então decidi por fazer a máscara como uma pomba, porque, ela está doida pra soltar as assas e também tem o capitão que está doido pra por as presas sobre ela, e também a pombinha associa uma moça delicada, e frágil. Após desenhar o projeto da máscara desejada, junto com o grupo realizamos todo o processo de modela mento e empalemento da máscara. E decidimos estudar o texto pra fazer uma apresentação em nosso projeto de extensão de tecnologia. Escolhi das palhetas de cores, a cor rosa com sombreamento preto, por duas razões a cor que eu desejava não foi escolhida pelo grupo e também não havia todas as tintas das cores escolhidas então pintei a pomba de rosa, após secar no dia seguinte marcamos em grupo para fotografar, mas houve um desencontro por motivos de horário e trabalho de cada um e tirei minhas fotos apenas com o Edenilson, mas ainda vãos apresentar a peça.
Desta forma, conclui-se o projeto de máscara com a tarefa de postar a foto e fazer o projeto de grupo e individual

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Tarefa 2 - Criar a estrutura do projeto final, em grupo.


Apresentação: Este projeto de máscaras foi com base na com média dell’arte sobre os personagens que usavam máscaras que não representavam a nobreza e nem mulheres, como o velho, o Arlequim, Capitão, usavam máscaras zoomórficas associando a vida do servo aos animais que ficam nos quintais, ou seja, os animas domesticados. Após estudar, sobre a origem da com média e o sobre o uso das máscaras iniciamos nosso trabalho com máscaras primeiro com a máscara mortuária que é feita sobre o rosto ficando a nossa própria fisionomia aonde se trabalhou com ajuda mútua do grupo.
Justificativa: As máscaras zoomórficas são usadas deste o tempo antigo, com ela o ator pode dar a vida um animal, porem ele precisa de um trabalho técnico corporal, não é somente a máscara que personifica o ator, mas toda sua forma de expressão, da maneira como ele associa o comportamento e movimentos dos animais à forma humana. E como já foi dito, iniciamos este projeto com base na com média Dell arte e escolhemos os personagens da peça o tabarim o guarda de honra por ser uma comédia, apesar de haver um personagem mulher, que também usará máscara. , e porque também temos a intenção de montar e apresentar a peça no nosso projeto de extensão. Nesta etapa, cada um fotografou um animal e procurou conhecer e estudar a peça para poder escolher um personagem e associar a figura animal. O texto permite muitas imaginações e associações da figura humana ao animal, por exemplo, tabarim pode ser associado a um cão de guarda, ou raposa já que é muito esperto e Isabela uma gata ou pássaro, o capitão pode ser a onça ou gavião. E também que a comédia do tabarim o guarda de honra uma pré com media Dell’, arte.

Objetivo geral: Inserir a máscara nas apresentações de com médias, nas atividades culturais e aprendizagem.

Objetivos específicos: Orientar o trabalho dos atores.

.Confeccionar máscaras para atividades lúdicas e artísticas.


Plano de execução do trabalho em grupo:
1, compra do material necessário para a oficina, como:tintas, pinceis, vaselina, papel higiênico, algodão , e massa de modelar.
2. Desenho de máscara do animal escolhido pelo grupo
3. Escolha das palhetas de cores
4. Modelagem enpapelamento:
a) Ajuste da máscara mortuária com a massa de modelar
b) uso da máscara de modelar sobre o rosto, já na proposta do desenho.
c) Untar a máscara com vaselina e empalar com telas.
d) Empape lamento oito camadas de papel higiênico sempre com muita colam e após secar aplica-se outra camada.
e) secagem da máscara
f) Escolha das cores individuais
g) Cortes e modelagem
h) Pintura e acabamento
i) Fotos


Conclusão: Após, pintarmos as máscaras, deixamos secar para fotografar o grupo no próximo dia, aonde infelizmente, não foi possível todos ficarem juntos, porque os horários não coincidiram e não foi possível estarem todos na mesma foto

mascáras mortuárias de : Edinho, Nazaré ,Lanir, Diacoir e Ivoneide

Momento de medo!!

foto da oficina de máscara mortuária

domingo, 4 de outubro de 2009

fotografia das máscaras


Eu de izabella e Edinho de Tabarim, represntado por cachorro, por ser um cão de guarda.

Fotografia das máscaras


Essa é minha máscara da pombinha , personificação de Isabella

escolha da palheta de cores em grupo e individual

Continuidade do Projeto de máscaras:


Após leituras sobre a com média dell’arte, o surgimento do uso, utilização e estudo da máscara, como importante instrumento de trabalho para o ator expressar sua arte, e a confecção da máscara mortuária, passamos para oficina de modelagem e enpapelamento de máscaras personificadas, partindo dos personagens da comédia O Tabarim.
Neste primeiro encontro da sexta feira foi realizado de comum acordo com o grupo sobre a escolha da palheta das cores, na qual foi definido que as máscaras seriam realizadas com as seguintes cores: Rosa, vermelho, amarelo, laranja, branco, verde, azul e preto.
Depois decidimos as cores que usaríamos individualmente para pintar a máscara e também qual animal e personagem é inspiração para modelar a máscara. Decidi por fazer a Pomba e também a cor escolhida foi rosa com sombreamento preto, inicialmente tinha desenhado a gata, mas, como já havia alguém do grupo escolhido o mesmo animal e o mesmo personagem resolveram fazer uma segunda opção, já que a Gabriel La, ta doida pra soltar as asas e voar e também porque o capitão pode ser o gavião que quer colocar as garras nela.

As diversas formas de máscaras

O uso de máscara no teatro faz com que o ator assuma como uma ação de corporificar a existência de um que é diferente de si.Assim, o ator afigura-se como tal quando toma para si a tarefa de representar seu próprio corpo como um ser fictício, que pode ser um outro indivíduo ou algo como uma idéia, um sentimento, um objeto,um animal ou mesmo um ente fantástico, diverso, em várias características, de como é conhecido.disto provém o estabelecimento da ação de interpretar e institui a divisória entre aqueles que atuam e aqueles que assistem .Este trabalho está evidenciado na composição do personagem.Pode ser também ´ compreendido em todos os jogos e exercícios do percurso criativo em que esteja imanente a ação de atribuir corporeidade a um outro meio do próprio corpo de quem interpreta.Mesmo que na atividade esteja implícito ser quem você é, como nas improvisações corporais, há uma procura de outra forma de se apresentar, de construir algo de si diferente do cotidiano para alguém, ou seja um espectador.
No século XX, o uso de máscara, com uma nova estética criado por Jacques Coppeau o uso e estudo da máscara torna-se fundamental, sendo criado a máscara Neutra muito importante na formação do ator . Uma máscara que por princípio é neutra, ou seja, não representa nenhuma emoção ou sentimento e generaliza o conceito do ser humano, exige uma representação também ela depurada e geral, obrigando o actor a uma disciplina física e intelectual de base. Assim, introduz o conceito de outras máscaras e a uma disciplina para abordagens de outras máscaras. Desta forma, As Máscaras Inteiras são assim chamadas porque cobrem o rosto todo e não permitem a fala, sendo por esse motivo, máscaras mais adaptadas ao trabalho gestual e físico. As Máscaras Neutras são também máscaras inteiras, que tal como as Larvares, impõe ao actor uma representação silenciosa, embora as Larvares remetam já para um estado pré-expressivo. Nas Máscaras Expressivas Inteiras o sentido da representação mímica e silenciosa, mantém-se, só sendo alterada com as meias máscaras, nomeadamente de Commedia Dell’arte que já permitem e implicam a fala.
Por fim, para o ator a máscara é importante instrumento de representação, por isso é considerado como algo sagrado, que lhe serve de aprendizagem também poder tirar bom proveito de seu trabalho artístico.

Montagem,foto e desenho


Essas são: Montagem com a foto e foto do gato e esenho da máscara do gato.

Projeto de máscara 2

Após a primeira oficina suporte cênico sobre máscaras mortuárias, passamos pra segunda fase, que é trabalhar com máscaras zoomórficas. As máscaras zoomórficas sempre foram utilizadas principalmente nos rituais religiosos de alguns povos, principalmente da África. No teatro, é uma do ator dar vida a um animal que depende muito de sua desenvoltura e técnica corporal, não depende só da máscara. Na Commédia dell’arte na idade média as máscara zoomórfica era usada pra fazer criticas a sociedade sobre a condição social do servo, que igual ao animal do quintal, ou seja, domesticado, mas um animal só para atender a necessidades dos seus senhores e assim era também a vida dos servos.
Nesta etapa foi escolhido um personagem da peça O Taba rim no qual escolhi Isabela, apesar da época mulher não usar máscara. , mas ela é cobiçada por seu servo e o capitão, e o pai também tem ciúmes e cuidados com sua virtude, mas Isabella está doida pra se soltar, então associei a uma gatinha manhosa. Em primeiro momento procurei o rosto de uma gatinha na net e depois desenhei e fotografei a máscara que fiz da gata e depois com recursos do foto shop fiz uma montagem na minha foto.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

commédia dell'arte

A Commédia dell’arte surgiu na Itália, entre os séculos XV e XVI. Ao contrário de outros países europeus, a Itália não tinha influência do teatro popular da Antiguidade e os atores representavam sempre os mesmos tipos pelas ruas e praças.
As peças tratavam de questões amorosas que iam se complicando em função de tramóias, mentiras e mal entendidos que provocavam gargalhadas ao publico. Um teatro de improvisação e personagens estereotipados. Cada personagem possuía seu próprio repertório, e improvisava conforme a situação exigisse. Os atores tinham intensa preparação técnica tanto vocal, quanto corporal e musical, e representavam o mesmo personagem por toda vida.
Outra característica desse teatro é que a maioria das máscaras usadas na commédia remete ao mundo animal, que vivem nos quintais das casas, ou seja, animais domesticados, cuja alusão tinha um significado social é uma crítica aos servos e animais, considerados a baixa corte, que viviam em condições precárias naquela época.
Assim, apenas os personagens que representavam a alta corte, eram representados em figuras humanas, desta forma nobres e cavaleiros não usavam máscaras, os servos eram representados em figuras de animais.

Os personagens da commédia dellárte mais conhecidos eram:


.
• Arlequim: Era um servo misto de ignorante e estatuto, com habilidades acrobáticas. Ele envolvia os personagens e os enredava em suas confusões. Por isso sua máscara era mais popular, usava inicialmente uma roupa branca e um cinturão, mais tarde sua roupa passou a ganhar um colorido em espécie de remendos, originando a sua atual roupa de losango.



• Pantalone: Era um velho comerciante, um pouco avarento que costumava se apaixonar apesar de sua idade, sua máscara era negra, tinha o nariz adunco e barbicha pontuda e figura esguia.

• Puncinelle: Corcunda e ventre proeminentes, sua a máscara era um nariz em forma de bico, possuía uma voz estridente lembrando uma ave. Era um criado misto de simplicidade e graça que adorava comer macarrão.

• Doutore: Era um pedante, normalmente representava um advogado ou médico, gostava de ostentar sua falsa erudição, mas por possuir uma ingenuidade ao extremo era facilmente enganado, principalmente pela mulher, um marido ciumento e carnudo, sua máscara era um acento que só marcava a testa e o nariz .

• Enamorados: Eram representados por jovens belos e cultos, que falavam com elegância, num toscano literário, personagens ingênuos não muitos brilhantes, vestiam-se com roupas da moda e não usavam máscaras. A enamorada segundo o esquema poderia ser cortejada por dois pretendentes um jovem e um velho.

Cada personagem da commédia dellárte representava um tipo, que permaneceu durante séculos.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009



Encontro presencial de Cruzeiro do sul oficinas de máscaras

Máscara do teatro nô japonês

Máscara de Bali

A máscara


A Máscara

A máscara é um recurso universalmente utilizado para se ocultar o rosto ou parte dele, para ampliar e exagerar expressão do personagem do animal ou do deus que ele representa. Em geral, é feita com papel madeira, argila ou ainda pode ser pintada diretamente no rosto do ator.

As máscaras acentuam ou exageram os traços: um grande nariz na representação do palhaço no circo ou mesmo o rosto de um ser poderoso monstruoso, como no teatro de Bali ou no teatro nô japonês.

Na disciplina do suporte Cenico tivemos dia 12 de setembro aqui na cidade de cruzeiro do sul uma oficina de confecção de máscaras, que será complementada na próxima oficina.Inicialmente não foi um experiência muito boa, estavaamos tensos.Depois a gente ficou descontraído e atpe´teve colegas que precisaram repetir, pois as máscaram ficaram com algusn defeitos