O uso de máscara no teatro faz com que o ator assuma como uma ação de corporificar a existência de um que é diferente de si.Assim, o ator afigura-se como tal quando toma para si a tarefa de representar seu próprio corpo como um ser fictício, que pode ser um outro indivíduo ou algo como uma idéia, um sentimento, um objeto,um animal ou mesmo um ente fantástico, diverso, em várias características, de como é conhecido.disto provém o estabelecimento da ação de interpretar e institui a divisória entre aqueles que atuam e aqueles que assistem .Este trabalho está evidenciado na composição do personagem.Pode ser também ´ compreendido em todos os jogos e exercícios do percurso criativo em que esteja imanente a ação de atribuir corporeidade a um outro meio do próprio corpo de quem interpreta.Mesmo que na atividade esteja implícito ser quem você é, como nas improvisações corporais, há uma procura de outra forma de se apresentar, de construir algo de si diferente do cotidiano para alguém, ou seja um espectador.
No século XX, o uso de máscara, com uma nova estética criado por Jacques Coppeau o uso e estudo da máscara torna-se fundamental, sendo criado a máscara Neutra muito importante na formação do ator . Uma máscara que por princípio é neutra, ou seja, não representa nenhuma emoção ou sentimento e generaliza o conceito do ser humano, exige uma representação também ela depurada e geral, obrigando o actor a uma disciplina física e intelectual de base. Assim, introduz o conceito de outras máscaras e a uma disciplina para abordagens de outras máscaras. Desta forma, As Máscaras Inteiras são assim chamadas porque cobrem o rosto todo e não permitem a fala, sendo por esse motivo, máscaras mais adaptadas ao trabalho gestual e físico. As Máscaras Neutras são também máscaras inteiras, que tal como as Larvares, impõe ao actor uma representação silenciosa, embora as Larvares remetam já para um estado pré-expressivo. Nas Máscaras Expressivas Inteiras o sentido da representação mímica e silenciosa, mantém-se, só sendo alterada com as meias máscaras, nomeadamente de Commedia Dell’arte que já permitem e implicam a fala.
Por fim, para o ator a máscara é importante instrumento de representação, por isso é considerado como algo sagrado, que lhe serve de aprendizagem também poder tirar bom proveito de seu trabalho artístico.
domingo, 4 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário